quinta-feira, 11 de março de 2010

SDA investe no incremento da cadeia produtiva do leite

O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e suas vinculadas, está contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, a partir de projetos voltados para melhoria no manejo alimentar, reprodutivo e sanitário do rebanho bovino cearense.

Como parte das suas ações, a SDA promoverá, de 16 a 23 de março, em Fortaleza, uma série de capacitações para utilização do sistema do leite com os coordenadores do Programa do Leite de 147 municípios cearenses. Os encontros serão realizados no auditório da Secretaria.

De acordo com o IBGE, a produção de leite no Estado é de 1.140.000 litros de leite/dia, com 510.000 vacas ordenhadas e produção média de 2,2 litros/vacas/dia, distribuída em oito bacias leiteiras. A atividade é representada basicamente por produtores de base familiar, onde o leite é uma excelente alternativa de sistemas de produção auto-sustentáveis em regime de sequeiro na região semi-árida.

Com a Instrução Normativa 51 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a SDA tem investido na profissionalização dos produtores da agricultura familiar, tornando-os mais competitivos no mercado formal.

Investimentos na aquisição de tanques de resfriamento de leite, kits de higienização da ordenha, kits de análise do leite, kits de inseminação artificial, capacitações, missões técnicas, dias de campo e o incentivo ao associativismo e ao cooperativismo são algumas das ações desenvolvidas para a estruturação e fortalecimento da bovinocultura leiteira no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário