quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Pesquisa aponta crescimento de Dilma Rousseff. Ciro estagnado

O Ibope divulgou os dados de sua mais recente pesquisa eleitoral para a presidência da República. Os números referem-se aos dias 6 a 9 de fevereiro e indicam que a corrida rumo à presidência segue polarizada entre PT e PSDB.
O governador de São Paulo, José Serra, apresentou 36% das intenções de voto, enquanto a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, 25%. O deputado federal pelo Ceará, Ciro Ferreira Gomes, ficou em terceiro, com 11%, três a mais que a senadora Marina Silva, com 8%. Os votos brancos e nulos ficaram em 11%, enquanto 9% afirmaram ainda não saber em quem votarão em outubro próximo.

Em relação à última pesquisa, realizada dois meses antes, Dilma subiu oito pontos percentuais. Serra e Ciro variaram dois pontos percentuais para baixo, o que está dentro da margem de erro. Marina Silva subiu dois pontos. Na pesquisa anterior, o porcentual de votos brancos e nulos atingiu 13% e dos que disseram não saber em quem votar ou não quiseram responder somou 12%.

Maioria segue aprovando governo Lula

A pesquisa também avaliou como a população vê o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 47% dos entrevistados afirmaram que a administração é boa, 29% disseram ser ótima, 19% classificaram como regular, 3% como péssima e 2% como ruim.

A pesquisa perguntou o desejo dos eleitores para o futuro político do país. 34% querem a total continuidade do atual governo, 29% querem pequenas mudanças com continuidade, 25% querem a manutenção de apenas alguns programas com muitas mudanças e 10% querem a mudança total do governo do País. Para 78% dos entrevistados, o presidente Lula é confiável, enquanto 18% disseram não confiar no presidente.

A pesquisa ouviu 2.002 eleitores em 144 municípios de todo o Brasil. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário