quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Aumenta demanda por documentos em Quixeramobim

Atendimento de segunda a sábado e maior número de senhas. Estas são as estratégias adotadas pelo Instituto de Identificação do Ceará para os eleitores de Quixeramobim e municípios vizinhos não deixarem de votar por falta da identidade civil. A emissão extra do documento no posto de Quixeramobim vai ocorrer até o fim deste mês. A decisão foi tomada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) em razão das novas regras eleitorais. O eleitor não poderá votar se, além do título, não estiver portando um documento oficial com foto.
Segundo o chefe do Posto de Identificação de Quixeramobim, Maxwell Sales, apesar da expansão do número de atendimentos, de 20 para 40 por dia, faltando pouco mais de duas semanas para as eleições, a procura pela identidade ainda está abaixo da expectativa. Todos os dias chegam pessoas de várias cidades da região. A maioria enfrenta dificuldades nas suas cidades para adquirir a identidade. O posto local é o único informatizado da região. Todavia, o identificador chefe esclarece: o documento será entregue somente após três dias. Com o dobro da procura, é impossível entregar no mesmo dia.
Com o título eleitoral a situação é bem diferente, mas somente para a 2ª via. A entrega é feita na hora e o prazo foi prorrogado para até o fim do mês. Quem não tiver o título e não possui nenhum documento com foto será obrigado a pagar multa de R$ 3,50 por turno de eleição. Esta é a penalidade para os eleitores maiores de 18 anos. Exceção apenas para os idosos com mais de 70 anos e não alfabetizados de qualquer idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário