domingo, 4 de outubro de 2009

Governo do Estado e TRT firmam parcerias sociais

O governador Cid Gomes e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), José Antônio Parente, firmaram nesta sexta-feira (2), convênio para doação de um prédio pertencente ao Judiciário, localizado no Centro de Fortaleza, para instalação de uma unidade de atendimento do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). A unidade se chamará “Estação do Trabalho” e deverá ser inaugurada em maio de 2010. Para isso, o Governo Estadual investirá R$ 1,3 milhão. “Reconhecemos que ações como esta têm largo alcance social”, agradeceu Cid ao presidente do Tribunal.

Na ocasião, foi assinado com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) um convênio para que jovens pré selecionados pelo Programa Primeiro Passo ocupem 80 vagas de estágio disponibilizadas pelo Tribunal do Trabalho na Capital e no Interior. “O Ceará tem um grade desafio que é a questão do emprego”, disse Cid. E emendou: “A questão da qualificação profissional também é uma política que está sendo trabalhada. 51 Escolas de Ensino Profissionalizante foram implantadas e outras 49 serão construídas”, explicou. Já o presidente do Tribunal avaliou que o órgão está fazendo uma cota de responsabilidade social. “Estamos satisfeitos e há a expectativa de ampliarmos esse número”, disse Parente.

A “Estação do Trabalho” receberá a unidade do IDT, atualmente instalada na Rua Assunção. Com a medida, o número de atendimentos que é de 17 mil por mês passará para 30 mil no primeiro ano e deverá chegar a 50 mil atendimentos por mês no segundo ano de funcionamento. O presidente do IDT, Diassis Diniz, esclarece que o tempo de atendimento diminuirá, passando de 1 hora e meia para apenas 20 minutos. Na nova unidade também será possível agendar o atendimento. “Vamos implementar um serviço de agendamento, um núcleo de psicologia e um núcleo de atendimento a pessoas com deficiências físicas”, destaca.

Na área de tecnologia, o Tribunal assinou com o governo estadual, através da Empresa de Tecnologia da Informação (Etice) a conexão com o Gigafor, rede de fibra que disponibiliza internet banda larga, no trecho que liga os principais picos de uso: o TRT e o Fórum Autran Nunes. De acordo com o presidente da Etice, Fernando Carvalho, em contrapartida o Tribunal fará a instalação de novas fibras com o ônus do custeio da manutenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário