quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Ajudando a África: Lula promove educação e saúde em Moçambique

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, iniciou na terça-feira 9, uma visita de dois dias a Moçambique dedicada a programas de educação e saúde, na que será sua última viagem a África antes de deixar o poder no dia 1 de janeiro de 2011.
Durante a visita oficial de dois dias, o presidente brasileiro estimou que seu país tem "uma dívida histórica" com a África, ao inaugurar em Maputo os equipamentos de uma "universidade aberta", que permitirá a professores brasileiros formem alunos em Moçambique por teleconferência.
"A formação do povo brasileiro deve muito ao continente africano, em outras palavras, os brasileiros são o que são: alegres, bonitos, adoram o samba, o carnaval, o futebol, e sabem mover os quadris graças à nossa mistura com os africanos, os índios, etc", acrescentou Lula.
Para Lula, a educação é o melhor "instrumento de democratização" e de construção de uma "sociedade próspera". O Brasil financiará com 32 milhões de dólares em oito anos este programa de educação a distância, que deve permitir a formação de professores e funcionários.
O presidente brasileiro, vestindo uma camisa simples, com o colarinho aberto, lembrou que realiza sua última visita a Moçambique e "muito provavelmente sua última como presidente" na África. Lula viajou a diversos países do continente ao longo de seus dois mandatos.
Esta aproximação com a África entra no contexto do reforço da cooperação Sul-Sul que Lula preconiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário