quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ministério da Saúde mobiliza prefeitos do Ceará para controle da dengue

A Caravana da Dengue, do Ministério da Saúde, que está mobilizando os 10 Estados com os maiores riscos de enfrentar epidemia da doença no primeiro semestre de 2011, chega ao Ceará nesta quarta-feira, 17. O ministro José Gomes Temporão se reúne com o governador Cid Ferreira Gomes, o secretário da saúde, Arruda Bastos, e os prefeitos municipais no auditório do Palácio Iracema.
Na reunião, o ministro apresentará a situação da dengue no País e no Ceará, mobilizando os gestores para a intensificação das ações de controle da doença antes da chegada do período chuvoso, que no Ceará ocorre historicamente de fevereiro a maio.. Segundo o Ministério da Saúde, os dez Estados que correm risco muito alto de epidemia são: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe. Para definir o grau de risco, o Ministério utiliza a ferramenta "Risco dengue", que consiste em cinco indicadores, sendo três de saúde, um ambiental e outro demográfico.
Os critérios, circulação do vírus, incidência da doença entre 2000 e 2010, números de infestação do mosquito Aedes aegypti, somados a indicador de densidade demográfica e dados sobre abastecimento de água e coleta de lixo, são usados para identificar melhor as áreas com maior chance de desenvolver uma epidemia. Com esse trabalho, o objetivo é antecipar as medidas de combate à doença, especialmente ao mosquito transmissor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário