terça-feira, 14 de junho de 2011

Aftosa: Índice parcial de imunização é de 88,35%

Até a manhã de ontem, 88,35% do rebanho cearense tinha sido vacinado na primeira etapa da Campanha Contra a Febre Aftosa. Este é o resultado parcial, já que os produtores têm até amanhã para declararem a vacinação. O Ceará tem, aproximadamente, 2,5 milhões de bovinos e 140 mil criadores. Segundo o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Francisco Augusto de Souza Júnior, o resultado oficial só sairá dia 16. "A gente acredita que a meta de 90% será atingida", afirmou.
A campanha se encerrou no dia 31 de maio e os criadores tiveram até este dia para comprar a vacina e têm até amanhã, dia 15, para declararem a vacinação. "Os que não compraram a vacina e não vacinaram estão sujeitos a multa e vacinação compulsória, assistida por um fiscal agropecuário", disse Francisco Júnior. Ele ainda fez um apelo para aqueles que ainda não declararam não deixem de fazer, pois, mesmo tendo comprado a vacina e participado da campanha, se não informarem vão ser vistos como inadimplentes. "Procurem um posto da Adagri ou Ematerce e informem", destacou ele.
Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), da Adagri e da Ematerce intensificaram as ações no campo para tentar alcança o índice de imunização desejado. Foram feitas visitas, fiscalização, reuniões com sindicatos e associações comunitárias e entrevistas em emissoras de rádio para sensibilizar e alertar os criadores sobre a importância da vacinação contra a aftosa. A Adagri é o órgão responsável pela execução do Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa no Ceará. A segunda etapa da vacinação será em novembro. O Objetivo é conseguir obter a classificação de zona livre da febre aftosa com vacinação.
Quem não cumpre com o prazo de vacinação, além da imunização compulsória e multa no valor de R$ 13,43 por cabeça, a fazenda poderá ser interditada e ainda ter o nome incluído na dívida ativa do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário