quarta-feira, 8 de junho de 2011

SDA: Convênio combate a pobreza

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) acaba de selar convênio com o Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (Fida) para desenvolvimento de programas de combate à pobreza rural no Estado. O Fundo disponibilizará U$ 40 milhões. A contrapartida do Governo Estadual será do mesmo valor. A carta de intenção foi encaminhada para aprovação da Secretaria de Finanças do Tesouro Nacional. Os recursos estarão disponíveis a partir de setembro ou outubro. Cerca de 20 mil trabalhadores rurais, em 20 Municípios, serão beneficiados.
De acordo com o subsecretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim, o projeto seguirá o modelo desenvolvido desde 2002, pelo Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), em assentamentos e comunidades rurais do Nordeste. Todavia, a SDA contemplará Municípios da região Centro e da Zona Norte do Estado, onde o Dom Helder não atua. Hoje, no Ceará, o programa federal assiste mais de 3,6 mil famílias em 12 cidades do Sertão Central e dos Inhamuns. A Fazenda Boa Vista, em Quixadá, é uma delas. Foi visitada pela Missão Internacional do Fida.
A diretora do Fida na América Latina, psicóloga e cientista política, Josefina Stubbs, justificou a escolha do Ceará para a visita porque, dentre os países assistidos pelo Fundo, o Brasil se destaca no desenvolvimento de políticas públicas para redução das desigualdades sociais. Segundo a diretora, desde a sua criação em 1977, o Fida tem se concentrado exclusivamente na redução da pobreza rural, trabalhando com populações de países em desenvolvimento. Além da erradicação da pobreza, o objetivo é eliminar a fome e a desnutrição, aumentando a produtividade, os rendimentos e, com eles, melhorar a qualidade de suas vidas. Trata-se de projetos socioeconômicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário