quarta-feira, 27 de julho de 2011

Governo Dilma vai oferecer bolsas de estudo no exterior

O governo lançou ontem o programa "Ciência sem Fronteira", que pretende garantir bolsa de estudo no exterior para 75 mil estudantes. Além disso, a presidente Dilma Rousseff espera que a iniciativa privada se engaje no projeto e forneça mais 25 mil. O governo planeja investir R$ 3,1 bilhões.
A apresentação do projeto ocorreu durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), no Palácio do Planalto.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, mostrou que, atualmente, o Brasil ocupa a 13ª posição entre os países com maior produção científica, atrás, inclusive, da Índia e da Coreia do Sul. No quesito inovação, o País está em 47º lugar. "As empresas investem muito pouco em pesquisa no Brasil. Se não revertermos essa situação o governo não conseguirá dar conta", disse.
De acordo com o ministro, o objetivo do programa será investir em profissionais da área de exatas, sobretudo em engenheiros. Ele declarou que, no Brasil, de cada 50 formandos, apenas um é engenheiro. Na Coreia do Sul, essa relação é de quatro para um.
A intenção do governo é enviar estudantes para as 50 melhores universidades do mundo no exterior e também atrair talentos para trabalhar aqui. Terão prioridade, por exemplo, estudantes e pesquisadores nas áreas de computação e tecnologia da informação, fármacos, petróleo, gás, tecnologia nuclear, biotecnologia, tecnologia aeroespacial entre outras. Das 75 mil bolsas, 27.100 serão destinadas nos próximos três anos a alunos em graduação; 24.600 a doutorado de um ano; 9.790 para doutorado de quatro anos; 8.900 para pós doutorado e ai por diante. O Brasil também quer atrair 390 pesquisadores visitantes. A seleção se dará por mérito. E é ai que alguns conselheiros criticaram a proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário