domingo, 17 de julho de 2011

Secretário Camilo Santana comenta investimentos da Secretaria das Cidades na Capital e no Interior

As políticas de habitação promovidas pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cidades, estão concentradas em Fortaleza. Quase 80% do recurso alocado para o setor, no Orçamento da pasta para 2011, está concentrado na Região Metropolitana de Fortaleza, sendo que, dos três projetos que envolvem maior montante de recurso para a construção de novas unidades habitacionais, fora a Capital, apenas Maracanaú recebe o benefício.
Os investimentos da Secretaria de Cidades para as demais áreas continuam centralizados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), embora o Governo tenha anunciado propostas para distribuir melhor os recursos, criando novos polos de desenvolvimento no Interior e, consequentemente, reduzindo as desigualdades regionais.
O secretário de Cidades, Camilo Santana (PT), afirmou que a pasta tem procurado atuar sob essa perspectiva de descentralização de investimento e desenvolvimento regional, ressaltando que a concentração de recursos na Capital é histórica, mas que o Governo tem procurado direcionar os investimentos a regiões propensas ao crescimento econômico.
Em 2011, o total de recursos alocados na Secretaria, para investimentos no Ceará, é de aproximadamente R$ 630 milhões.
Para multiplicar as políticas de habitação no Interior, Camilo Santana ressaltou a criação do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades (Ideci). O órgão, cuja estrutura já está sendo montada, tem a prerrogativa de orientar os municípios na captação de recursos e também de agilizar o documento das unidades habitacionais entregues à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário