quinta-feira, 14 de julho de 2011

Secretaria das Cidades instituirá aluguel social

A Secretaria das Cidades do Estado está planejando para ainda este ano lançar um programa de aluguel social. O objetivo, segundo o titular da pasta, Camilo Santana, é dar agilidade à execução de obras de urbanização em áreas de risco. O primeiro passo, aliás, já foi dado: a proposta de instituição de aluguel temporário para atender famílias que residem em área de risco já foi aprovada pela Assembleia, por meio de mensagem com projeto encaminhada pelo governador Cid Gomes ao presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio, ambos do PSB.
Os procedimentos iniciais relativos à criação do aluguel social listam cerca de 1,7 mil famílias enquadradas nos critérios do benefício. Camilo Santana explica que "ao oferecer o aluguel social, a Secretaria das Cidades poderá retirar as famílias das áreas de risco e iniciar as obras de urbanização enquanto as moradias definitivas ainda estão sendo construídas".
Aluguel social não é um instrumento novo. A União o tem utilizado sobretudo em regiões atingidas por desastres naturais - como as áreas urbanas afetadas por enchentes no começo deste ano no Interior de Alagoas. O recurso, diz Camilo, resolve um do problema grave em projetos assim: a desocupação dos locais atendidos com segurança para as comunidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário