quinta-feira, 13 de maio de 2010

Expansão do emprego no CE é a maior do País

O emprego industrial no Ceará avança pelo terceiro mês consecutivo e fecha março com elevação de 8,66% frente à igual período do ano passado. O resultado coloca o Estado na primeira posição no Nordeste e no País. No trimestre, o indicador acumula alta de 7,68% e nos últimos 12 meses, varia 2,15%. Os dados são da Pesquisa Industrial de Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Para Pedro Jorge Ramos, coordenador de Economia e Estatística do Indi (Instituto de Desenvolvimento Industrial), da Fiec, "todos os indicadores (vendas, emprego, exportação, entre outros) da indústria são positivos em março. O nosso parque fabril, especialmente o da transformação, é muito empregador". "A pesquisa do IBGE não trouxe surpresas, até porque a base de comparação é muito pequena, por conta da crise mundial", avalia.
Por ramo de atividade, a contribuição mais expressiva na ampliação das contratações veio da indústria de transformação, que apresentou elevação de 8,60%, seguida de calçados e couro, que cresceu 6,49%. Influenciaram também de forma positiva na formação do indicador, alimentos e bebidas (1,03%); produtos de metal, excluindo máquinas e equipamentos (0,54%); têxtil (0,46%); e produtos químicos (0,29%). O valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria cearense também cresceu, atingindo uma taxa de 12,48%, em relação a mesmo mês do ano passado. A indústria de transformação puxou o resultado com alta de 12,36% , mas outros setores apresentaram resultados positivos. Vale destacar: calçados e couro(7,11%), alimentos e bebidas (1,64%)e têxtil (1,35%), entre outros setores menos expressivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário