sexta-feira, 28 de maio de 2010

Parcelas do Garantia Safra devem começar a ser pagas em agosto

``Vai custar muito e a situação, está difícil é agora. As panelas estão vazias``. A declaração é da agricultora Laíde de Pinho, que mora no distrito de Cajazeiras, no município de Madalena. Ela se refere à informação de que o dinheiro do Garantia Safra só será liberado no mês de agosto. A agricultora conta que ela e o marido José Costa plantaram, mas nada colheram. Ele afirma que ``nunca tinha visto um mês de maio tão cruel (sem chuvas) como este``.

O Garantia Safra é um programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário junto com os governos estaduais e municipais que garante renda mínima para trabalhadores que perderam 50% do plantio por causa da escassez de chuvas - o que ocorre este ano. Segundo o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, os recursos do programa vão ser liberados a partir de agosto.

Amorim informou ontem que serão beneficiados cerca de 290 mil agricultores cearenses, o que corresponde a 43,83% do total que receberá o recurso no Nordeste. ``Estamos em contato com os prefeitos para que até o dia 15 de junho todos que estão inscritos no programa possam pagar suas parcelas a fim de que o agricultor comece a receber em agosto``, informou.


O agricultor José Ribamar Almeida, que é secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixadá, lamenta: ``Estamos muito descrentes. Não sabemos se realmente será nesta data. E nós precisamos de ajuda é imediata, porque nem temos safra nem água para beber``. Ele diz que, em Tapuiará, localidade onde vive, as famílias só dispõem de um poço para conseguir água de beber. ``E não é boa, não. Mas só temos esse recurso``, completa. José Ribamar diz que as chuvas fracas prejudicaram o plantio de milho e feijão.

A avaliação das perdas deste ano, por causa da escassez de chuvas, segundo Antônio Amorim, é de 57,9%. Ele acredita que pode chegar a 70% após a quadra chuvosa que termina neste mês.

A estimativa da safra do Estado para este ano, feita pela SDA, era de 1,4 milhão de toneladas. Na próxima segunda-feira, 31, será feita nova avaliação sobre as perdas deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário