quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Governo Lula: Bolsa Família faz criança progredir na escola e ter vida mais saudável

A segunda rodada da Avaliação de Impacto do Bolsa Família trouxe resultados que reforçam a relevância do programa de transferência de renda do Governo Federal: as crianças das famílias beneficiárias apresentam maiores taxas de matrícula escolar, progridem no sistema educacional e tomam mais vacinas. Esses resultados foram apresentados, em Brasília, pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, na terça-feira.
Para chegar a essas conclusões, o consórcio formado pelo Instituto Internacional de Pesquisa sobre Política Alimentares (IFPRI), e pelo instituto Datamétrica, analisou dados de 11,4 mil domicílios em 269 municípios brasileiros, levantados entre setembro e novembro de 2009.
Veja os principais pontos da Pesquisa de Avaliação de Impacto do Bolsa Família
1. As crianças e adolescentes (6 a 17 anos) do Bolsa Família têm uma taxa de matrícula 4,4 pontos percentuais maior que as não beneficiárias de igual perfil socioeconômico. Esse efeito é maior na Região Nordeste.
2. As crianças e adolescentes do Bolsa Família têm taxa de progressão escolar 6,0 pontos percentuais maior do que as não beneficiárias de igual perfil socioeconômico.
3. O Programa aumenta a busca por serviços de saúde. As mulheres grávidas beneficiárias tiveram em média 1,5 mais consultas pré-natal que as grávidas não beneficiárias de mesmo perfil socioeconômico.
4. O Programa explica o aumento do peso das crianças beneficiárias ocorrido entre 2005 e 2009.
5. As crianças do Bolsa Família de até 6 meses também receberam as 7 vacinas prescritas em proporção maior (15 pontos percentuais) que as não beneficiárias de mesmo perfil socioeconômico – mostrando que as condicionalidades em saúde estão funcionando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário