terça-feira, 10 de maio de 2011

Partidos querem diálogo sobre a Reforma Política

A comissão especial da Câmara dos Deputados que trata da reforma política deverá concluir seu trabalho com a apresentação de um relatório até o fim deste mês. A informação é do deputado José Nobre Guimarães (PT), que destaca o esforço de sete partidos em busca de concretizar a reforma e a pressão que está sendo exercida por parte da sociedade.
Os partidos que procuram um entendimento no sentido de unificar todas as posições a fim de que a reforma política aconteça são o Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Verde (PV), Partido Popular Socialista (PPS), Democratas (DEM) e Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).
Embora com visões diferenciadas no plano ideológico, essas agremiações têm demonstrado interesse em realizar a reforma e é com esse propósito que procuram construir posições unificadas em relação à cada um dos temas debatidos, ressalta o parlamentar cearense.
Ele confessa que a ideia central desse grupo de agremiações políticas é não abrir mão da reforma, procurando unir o discurso e as ações a serem desenvolvidas. Alguns dos pontos discutidos se configuram como de consenso. Este é o caso, por exemplo, do financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais, fidelidade partidária, e manutenção do sistema proporcional de votação para deputado federal, deputado estadual e distrital e vereador.
No caso da fidelidade partidária ainda será avaliada a questão da adoção ou não de uma janela (prazo) para mudança de partido sem que isso implique na perda do mandato para quem resolver trocar de legenda.
Explica ainda José Guimarães que esses pontos são colocados como prioritários, mas a reforma não vai se resumir a eles, devendo abordar outras questões como o fim da reeleição para presidente da República, governador e prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário