segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ações para o Programa do Leite são discutidas

O Encontro Estadual do Programa Leite Fome Zero reuniu prefeitos, secretários municipais e representantes de movimentos sociais. O evento aconteceu na última sexta-feira (09), no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). Houve avaliação das ações do programa e discutiu-se as metas de distribuição de leite em 2012.
A coordenadora nacional do Programa de Incentivo à Produção e Consumo do Leite, mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Zorilda Araújo, compareceu ao evento. Zorilda ressaltou o comprometimento da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) na gestão do Leite Fome Zero, que aumentou este ano a produção de 56 mil para 100 mil litros de leite por dia. São 95 mil litros de leite bovino e 5 mil de caprino.
Nacionalmente, o Programa Leite Fome Zero atende 25 mil agricultores familiares e 800 mil famílias. A previsão é que serão investidos R$ 70 milhões no programa, em 2012. No Ceará, o Leite Fome Zero abrange 180 municípios, atendendo 100 mil beneficiários e 3700 produtores. Zorilda Araújo anunciou também que o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) terá nova operacionalização em 2012 e receberá investimento de R$ 1 bilhão.
O secretário da SDA, Nelson Martins, ressaltou as funções sociais do Leite Fome Zero e, dentre elas, destacou a segurança alimentar e nutricional das famílias e a movimentação da economia nos municípios.
De acordo com Nelson Martins, a meta da SDA é ampliar o programa em 2012. Uma das ações de ampliação é a instalação de tanques de resfriamento nas comunidades para armazenar o leite. No Ceará, são 149 tanques de resfriamento de leite em funcionamento e serão instalados mais 79 equipamentos desses em 2012.
Na ocasião, foi lançado o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Ceará 2012-2015 (PDRSS). Ele foi construído com a participação de 1280 representantes de instituições governamentais e não governamentais, entidades representativas e movimentos sociais dos 13 territórios cearenses.
De acordo com Nelson Martins, o PDRSS garante a aplicação de crédito para a agricultura familiar, melhoria da assistência técnica e da comercialização. O plano servirá de base para o cumprimento de dois grandes desafios: a universalização do acesso a água na zona rural e a erradicação da extrema pobreza.
Na mesma data, agricultores familiares de 30 unidades produtivas receberam o Selo da Agricultura Familiar. O selo tem o objetivo de valorizar os produtos da Agricultura Familiar, ampliar os espaços de comercialização e facilitar a identificação destes produtos pelos consumidores. É uma certificação de que o produto foi produzido por agricultores familiares do Ceará, tornando-o diferenciado e competitivo no mercado.
Além disso, a medida possibilita a abertura de mercados institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário