sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Embrapa incentiva o consumo de arroz e feijão como alimento ideal

Para manter a tradição da população brasileira no consumo diário de arroz e feijão, considerado o par perfeito, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está disponibilizando aos produtores as cultivares de arroz BRS Tropical e BRS Jaçanã; e as cultivares de feijão BRS Estilo e Pérola, para a próxima safra.
O arroz (Oryza sativa) é uma planta da família das gramíneas ou Poaceaes, a mesma do trigo, milho, sorgo, milheto, cevada, entre outras. Esse cereal alimenta mais da metade da população mundial e é atualmente a terceira maior cultura cerealífera do planeta, perdendo apenas para o milho e o trigo, respectivamente.
Já o feijão (Phaseolus vulgaris) é da família das leguminosas ou Fabaceaes, que compreende a soja, amendoim, ervilha, grão de bico, entre outros. Há evidências que o feijão tenha origem americana. Existem duas hipóteses: teria surgido sete mil anos antes da era cristã, no México; ou que sua origem seja de dez mil anos a.C., no Peru. E tudo indica que as guerras foram as principais responsáveis por sua disseminação.
Enquanto sozinhos, o arroz e o feijão, passavam a sensação de que faltava alguma coisa. Quando juntos, asseguravam sabor indiscutível e proporcionavam um invejável arranjo de nutrientes. Como em qualquer "par perfeito", os parceiros se completam. O arroz contém metionina e o feijão, lisina - aminoácidos que compõem um importante perfil proteico e alimento ideal.
O arroz possui ainda várias vitaminas do complexo B, carboidratos, cálcio e folato (ácido fólico). E o feijão, por sua vez, é rico em proteína, ferro e vitaminas do complexo B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário