quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Municípios assinam convênios de ampliação do PAA

Cerca de 100 prefeitos e secretários de agricultura participaram do Encontro Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na terça-feira (20). O evento foi realizado para apresentar a metodologia de ampliação do programa em 2012 e para a assinatura de convênios entre as prefeituras e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) com o intuito de definir as responsabilidades na execução.
O PAA passará dos atuais R$ 1,5 milhão para R$ 6,5 milhões investidos anualmente, de 41 para 99 municípios contemplados com a compra de alimentos diretamente do agricultor. Serão incluídos os territórios Sertões de Canindé e Sobral e mais cidades dos territórios já atendidos. Segundo a coordenadora de Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural, Graça Almeida, a previsão é incluir 2.576 novos agricultores e 596 entidades, beneficiando mais 36 mil pessoas.
Para João Intini, diretor do Departamento de Apoio à Produção Familiar do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o apoio das prefeituras e do Estado é fundamental para sucesso do PAA e o Ceará se destaca nessa execução. Segundo ele, no Brasil já são 82 mil novos agricultores no programa e mais 400 mil famílias cadastradas para receber os benefícios do Governo Federal. O diretor ainda antecipou que o preço do leite dentro do programa será revisado.
O MDS repassará para o Ceará 150 milhões em aditivos para ampliar o PAA, o Programa Leite Fome Zero, as construções de cisternas de placas e de enxurrada, de acordo com secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins. Para ele, o desafio agora é fortalecer a irrigação nas áreas “onde não existe água suficiente para consumo e produção de alimentos”.
Eliene Brasileiro, presidente da Associação dos Municípios e Prefeituras do Estado, afirmou que a continuidade do programa nos municípios possibilitará o processo de inclusão produtiva mais rapidamente dos agricultores cearenses. Além disso, o PAA melhora a vida do produtor, a economia, a qualidade nutricional da merenda escolar e dos hospitais. “Não há dúvidas que o programa é maravilhoso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário