segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Municípios do CE estão fora da lista de cidades com risco de epidemia de dengue

Um levantamento divulgado nesta segunda-feira-feira (5) pelo Ministério da Saúde mostra que 48 municípios brasileiros estão em situação de risco para epidemia de dengue. Fortaleza e as demais cidades do interior cearense estão fora da lista. Os estados que compõem a relação fazem parte, em sua maioria, das regiões Norte e Nordeste.
São eles: Mato Grosso, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Pará, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Norte, Acre, Minas Gerais, São Paulo, rio de Janeiro e Paraná. As cidades englobam 4,65 milhões de pessoas.
Cidades e bairros com nível de infestação acima de 3,9% são tidas como em risco de surto iminente. Com índices entre 1 e 3,9, a cidade é classificada como em alerta. Abaixo de 1, em situação satisfatória.
Entre as capitais em situação de alerta, destacam-se Salvador, com índice de infestação de 3,5%; Recife (3,1); Belém (2,2); São Luis (1,6%); e Aracaju (1,5%). Fortaleza e Natal, que no ano passado estavam em estado de alerta, passaram para situação considerada satisfatória, com índices de infestação de 0,9 e 0,8, respectivamente.
Para colhimento dos dados, participaram do estudo 561 cidades do país. Segundo o ministério, 236 cidades estão em alerta - onde vivem 44,4 mihões de pessoas - e 277 possuem índice satisfatório. A análise foi feita a partir do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Lira) no período de outubro a novembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário