quinta-feira, 15 de março de 2012

Importantes projetos da SDA serão ampliados

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, conseguiu a liberação de importantes projetos para o Estado do Ceará junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
No próximo dia 19 de março, dia de São José, será lançada uma chamada pública de assistência técnica para atender 18 mil famílias da agricultura familiar. A iniciativa faz parte das ações gerais do Plano Brasil sem Miséria.
Ficou acertado também a ampliação do número de cisternas de placa no Ceará. Em 2012 serão construídas mais 20 mil cisternas, outras 25 mil serão construídas em 2013, em municípios do semiárido cearense.
Até o momento a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o MDS já investiu R$ 80 milhões de reais, metade deste valor veio do Governo Federal. As cisternas de placa acumulam água da chuva para o consumo humano e para o cozimento dos alimentos. A SDA já construiu 30 mil cisternas em diversas comunidades rurais do interior cearense. Outras 19 mil estão em execução e outras 33.400 estão em processo de licitação.
Ficou acertado também a ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para o Estado do Ceará. O PAA compra alimentos dos agricultores familiares e doa a entidades que assistem famílias em situação de vulnerabilidade social ou situação de insegurança alimentar e nutricional, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, gerar emprego e renda no campo e garantir o direito à alimentação dessas famílias. Nos dias 21 e 22 de março, a Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, estará no Ceará, para anunciar, junto ao governador do Ceará, Cid Gomes, a ampliação desses projetos e visitar o programa Água para Todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário