quinta-feira, 1 de março de 2012

Quixeramobim: agricultores usam tração motora no preparo dos solos

Chegou o mês de março, mês em que, geralmente, inicia-se a quadra chuvosa para os agricultores da região no Estado do Ceará No município de Quixeramobim, apenas o universo de 10% dos agricultores deram inicio à semeadura das áreas nos meses de janeiro e fevereiro, notadamente nos distritos, que apresentaram maior índice pluviométrico.
Nos dois primeiros meses de 2012, as chuvas, caídas na cidade de Quixeramobim, foram consideradas de baixa intensidade. Em janeiro, totalizaram 14.8 milímetros, enquanto, em fevereiro, houve um acréscimo, atingindo os 83.8 milímetros. Estes números estão bem abaixo dos apresentados, no ano de 2011, o que vem corroborar com as previsões dos profetas da chuva, que esse ano o inverno se configuraria abaixo da média, com maior intensidade das chuvas nos meses de março, abril e maio.
O Escritório Regional da Ematerce, no Sertão-Central, localizado na cidade de Quixeramobim, por intermédio das emissoras de rádio e em visitas à zona rural, vem orientando os agricultores, que possuem tratores e implementos agrícolas, a melhorarem a maneira de uso e manejo correto das máquinas, que auxiliam no preparo de solo por tração motora ou animal.
De acordo com o Engrº Agrº Tarcísio do Rêgo, gerente regional da Ematerce, o objetivo dessa ação é mudar a propriedade física do solo, para propiciar o bom desenvolvimento das raízes das plantas; com essa ação, aumentar a quantidade de oxigênio pela aeração do solo, pois facilitará a infiltração de água necessária às plantas, além de erradicar as ervas daninhas.
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-CE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário