quarta-feira, 23 de junho de 2010

Contas irregulares podem deixar 5 mil inelegíveis no país, informa TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) informou na segunda-feira (21) que 4.922 agentes públicos –entre os quais governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais e diretores de autarquias– tiveram as contas julgadas irregulares pelo órgão nos últimos oito anos.
A lista do TCU com os nomes foi entregue nesta pelo presidente do órgão, ministro Ubiratan Aguiar, ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski.
No total, são 7.854 condenações desde 2002 – uma parcela dos 4.922 agentes públicos tem mais de uma condenação. O TCU informou que divulgou a lista com os nomes no site da instituição
A entrada em vigor da lei da ficha limpa, sancionada no último dia 7 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, traz mudanças na avaliação da elegibilidade do gestor com contas consideradas irregulares pelo TCU.
No Ceará, um total de 177 agentes públicos teve suas contas consideradas irregulares nos últimos anos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e se tornaram inelegíveis nas próximas eleições. Na listagem divulgada na segunda-feira, o órgão cita 276 contas irregulares, por mau uso do dinheiro da União em convênios do estado e de municípios com entidades federais.
Prefeitos do interior aparecem no topo do ranking. Agora, a listagem será apreciada pelo Ministério Público Eleitoral, que deve impugnar as candidaturas dos gestores condenados para, em seguida, a Justiça Eleitoral se pronunciar sobre a inelegibilidade de cada um no próximo pleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário