sexta-feira, 11 de junho de 2010

Sem resposta de Cid, PSDB anuncia disputa ao Governo

O PSDB cansou de esperar e anunciou ontem à noite, após quatro horas de reunião no escritório do senador Tasso Jereissati, em Fortaleza, que terá candidato próprio ao Governo do Ceará, contra Cid Gomes (PSB).
Segundo o presidente estadual da sigla, Marco Penaforte, a reação é resultado de “uma série de desgastes” com o Palácio Iracema. Ele disse que o insistente silêncio de Cid sobre as coligações para a corrida eleitoral deste ano soou como ingratidão diante da “fidelidade” da sigla.
“Mesmo não havendo aliança formal, nossos deputados sempre prestaram apoio ao Governo. É lamentável que nossa bancada não tenha sido contemplada. Há cerca de um mês, pedimos reunião com o governador para discutir a possibilidade de coligações e não tivemos sequer resposta formal”, justificou Penaforte, que foi escolhido pelos tucanos como porta-voz da novidade.
O POVO apurou que a alternativa de rompimento com Cid não foi submetida à votação e que houve divergências entre o grupo. Dentre os fatores que pesaram para a decisão estariam pesquisas que, supostamente, mostrariam que um nome apoiado por Tasso poderia ser viável.
Apesar disso, alguns tucanos teriam recebido a ideia com cautela, receosos de que a iniciativa tenha sido tomada apenas para pressionar o governador a abraçar o PSDB na campanha deste ano e para convencê-lo a apoiar a tentativa de reeleição de Tasso ao Senado.
Questionado, portanto, se a candidatura própria é irreversível, Penaforte ponderou que a reunião de ontem - da qual participaram o senador, a bancada tucana na Assembleia Legislativa, o presidente regional do DEM, Chiquinho Feitosa, e o ex-vereador Idemar Citó (também do DEM) - “não é deliberativa”, mas “representa um importante indicativo, que tem toda a força para ser definitivo”.
O nome de Tasso foi descartado para a disputa pelo Executivo estadual. “O senador será o maior cabo eleitoral do nosso candidato”, esclareceu o presidente do partido. Nas próximas duas semanas, o PSDB iniciará uma “discussão intensiva” para definir quem será o adversário tucano de Cid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário