quarta-feira, 9 de junho de 2010

Lula inaugura banco de sangue no Hemoce

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, ontem à noite, na sede do Hemoce, em Fortaleza, o Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (Rede BrasilCord) do Ceará. O equipamento, segundo o presidente da República, "vai dar, aos cidadãos mais humildes, chance de dispor de serviço de saúde especializado que apenas os ricos tinham acesso, antes da intervenção do governo".
A nova unidade, que será a primeira das regiões Norte e Nordeste a fazer armazenamento de material genético sanguíneo para possibilitar a realização de transplantes e estudos científicos, teve um investimento médio, conforme o presidente, de R$ 3,5 milhões. Isso significa um passo importante na meta do Governo Federal de reduzir as desigualdades regionais no tratamento de saúde.
"Nós temos feito um esforço para levar saúde de qualidade para todos os estados. Não é mais só São Paulo e Rio de Janeiro que têm acesso a equipamentos públicos qualificados como este", disse o presidente, quando discursava para uma plateia formada, sobretudo, por lideranças políticas, jornalistas e servidores do Hemoce.
A unidade cearense da Rede BrasilCord poderá armazenar 3.600 bolsas de sangue de cordão umbilical, rico em células-tronco, que podem ser utilizadas em transplante de medula óssea. Porém, em sua intervenção, o governador Cid Gomes se comprometeu em lutar para a aquisição de mais um reservatório com capacidade para mais 3.600 bolsas.
A meta do governo é implantar, até 2011, um total de 13 bancos públicos de sangue de cordão umbilical. Com isso, elevará a diversidade genética dos bancos brasileiros, o que influirá diretamente, segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, também presente ao evento, na quantidade de transplantes realizados no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário