segunda-feira, 21 de junho de 2010

Rômulo Coelho destaca desenvolvimento da mineração no CE

O deputado Rômulo Coelho (PSB) ressaltou na Assembleia, que o setor de mineração vem crescendo no Ceará. Segundo ele, o Estado, rico em minerais, especialmente na região de Quixeramobim, ocupava em 2002 a 12ª colocação no ranking nacional e este ano já está na 7ª posição. A lista considera o aumento do número de requerimentos para exploração de minerais em terras cearenses solicitados ao Departamento Nacional de Produção Mineral. Este número, registrou Rômulo Coelho, passou de 403 em 2002 para 880 este ano.
O parlamentar destacou que o centro de lapidação de pedras preciosas e semipreciosas em Quixeramobim contribui para a geração de divisas e estimula a criatividade dos artesãos e lapidários sertanejos. Segundo ele, quase todo o trabalho de fabricação de anéis, pulseiras e pingentes é realizado manualmente, com design diferenciado, o que contribui para o sucesso alcançado pelas empresas que exportam suas peças para o exterior.
Rômulo Coelho lembrou a criação, em 2008, da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral para acompanhar projetos e ações para o desenvolvimento sustentável do setor no Ceará aliando, como órgão consultivo, governo e iniciativa privada. Mas, segundo o deputado, ainda existem vários gargalos que entravam o crescimento da mineração cearense.
O parlamentar solicitou ao Governo do Estado assistência às pessoas do Sertão Central que atuam na cadeia produtiva mineral de forma que a atividade possa mudar a economia do Interior gerando divisas e empregos de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário