sexta-feira, 11 de junho de 2010

Programa Agroamigo fez verdadeira revolução na vida dos agricultores cearenses

Em discurso na tarde de ontem, quinta-feira (10), o deputado José Guimarães (PT-CE), Coordenador da bancada cearense no Congresso, destacou a importância do programa Agroamigo, do Ceará, que completou cinco anos de criação.
Criado pelo Banco do Nordeste, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Agroamigo é um programa de microcrédito rural produtivo, destinado às famílias rurais com menor nível de renda. O programa oferece crédito no valor médio de 1.500 reais, que contempla o financiamento de atividades agropecuárias e não agropecuárias, com destaque para a participação das mulheres, que neste programa representam 50% da carteira de crédito.
“Trago a esta Casa um tema que é motivo de orgulho para todos os brasileiros e para o povo do Nordeste brasileiro, em particular. Trata-se de uma realidade que muitos não conhecem, mas que representa uma histórica e silenciosa revolução na qualidade de vida de milhares de famílias brasileiras e nordestinas”, destacou Guimarães. A solenidade de aniversário do programa, que ocorreu na terça-feira (8) em Fortaleza, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Ceará, Cid Gomes, entre parlamentares e agricultores cearenses.
Investimento - Segundo Guimarães, entre 2005 e 2010, o Banco do Nordeste realizou 1 milhão de financiamentos, com recursos da ordem de R$ 1,3 bilhão. “Além de viabilizar a produção, o Agroamigo promove a integração com outros programas do Governo Federal, visando à comercialização, assistência técnica, securitização e garantia de preços. O Programa pode ser definido como valiosa contribuição do Banco do Nordeste ao esforço do Presidente Lula para promover a inclusão social e o combate à pobreza”, finalizou Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário