quinta-feira, 10 de março de 2011

Agricultores iniciam colheita em Quixeramobim. No interior do município chove 86 mm.

O Carnaval já passou, mas o clima de alegria continua no interior. Beneficiados com a pré-estação invernosa, agricultores de Quixeramobim iniciaram a colheita da safrinha de milho e feijão, principais culturas de sequeiro do Estado. O clima está ajudando. A expectativa é de boa safra na região do Sertão Central.
Os resultados já estão chegando à mesa do consumidor. O quilo do feijão caiu do preço médio de R$ 5,00 para R$ 2,50. Persistindo o favorável quadro invernoso, deve descer um pouquinho mais, estimam atacadistas e comerciantes do mercado público da cidade, dentre eles Vicente da Rocha. Garantem que apesar da redução no valor do grão, os lavradores estão satisfeitos. Amargaram prejuízos nos últimos anos, tanto pela falta como pelo excesso de chuvas no Sertão Central. Dessa vez estão colhendo e vendendo.
A avaliação otimista é compartilhada pelo gerente do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) em Quixeramobim, engenheiro agrônomo Tarcísio do Rego. Segundo ele, o excelente índice de pluviometria registrado nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro asseguram os bons resultados no campo. O acompanhamento dos agentes rurais também está sendo fundamental, acrescenta o gerente.
Neste ano o Município de Quixeramobim já foi banhado por mais de 400 milímetros de chuvas. A última delas ocorreu ontem (09). Foram 86mm na localidade de Manituba, na zona rural. O suficiente para a barragem do Açude Quixeramobim começar a sangrar.
O presidente da Ematerce, engenheiro agrônomo José Maria Pimenta, vê a sangria dos reservatórios como um bom sinal. Ele também está otimista quanto ao inverno no Interior. Além de ser natural de Quixeramobim, mora neste Município. Ele espera safra recorde nas culturas de base.
Segundo José Maria Pimenta, este ano o Governo do Estado distribuiu cinco milhões de quilos de sementes para 100 mil agricultores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário