quarta-feira, 9 de março de 2011

Governo Dilma: Plano contra a pobreza terá foco nas mulheres

"No Brasil, a pobreza tem cara: ela é muito feminina, está ligada às mulheres. Quanto mais pobre a família, maior a chance de que ela seja chefiada por uma mulher", disse a presidente da República, Dilma Rousseff, em nota divulgada ontem, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Na avaliação da presidente, programas como o Minha Casa, Minha Vida, o Bolsa Família e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) "são eficientes porque privilegiam as mulheres". "No Dia Internacional da Mulher, quero ressaltar que a eliminação da discriminação de gênero e a valorização das mulheres e das meninas são estratégias indispensáveis para alcançarmos êxito em nossa luta contra a pobreza", acrescentou Dilma.
Na nota, a presidente reafirmou o compromisso de combater a violência contra as mulheres, "intensificando e ampliando as medidas adotadas no governo passado", como a Lei Maria da Penha.
No próximo mês, o governo federal deverá anunciar um plano para erradicação da extrema pobreza. De acordo com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, "o plano está sendo construído com políticas públicas especiais voltadas para as mulheres e para as crianças".
Segundo a ministra, o futuro programa terá como eixos a ampliação da renda (como ocorreu recentemente com o reajuste dos benefícios do Bolsa Família); a melhoria da oferta de serviços públicos (funcionamento de creches, pré-escola e postos de saúde); e a inclusão social (qualificação profissional e empreendedorismo).
O foco nas mulheres foi promessa da campanha eleitoral de Dilma Rousseff e, segundo fontes do Planalto, começou a ser discutido desde a primeira reunião da equipe de transição do governo Dilma, em novembro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário