sexta-feira, 4 de março de 2011

Quixeramobim: agricultores colhem safrinha de milho e feijão

Agricultores do sertão-central cearense, beneficiados com a pré-estação invernosa, iniciam colheita da safrinha de milho e feijão no município de Quixeramobim. Essa produção sazonal está localizada em pequenas áreas de assentamentos da reforma agrária e de agricultores, em regime familiar, principal foco da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário.

De acordo com dados da Ematerce escritório regional de Quixeramobim, o acompanhamento dos agentes rurais vem consolidando-se como a prática mais importante de orientação aos agricultores, somando-se a isso o excelente índice de pluviometria, ocorrido, nos meses de dezembro de 2010 e janeiro e fevereiro de 2011, um total de 377 milímetros, que, juntos, asseguram a colheita ora iniciada.

Na fazenda Cachoeira do Sílvio, distrito de Belém, o agricultor Valdemar Gonçalves, 67 anos, plantou uma área de dois hectares, consorciando o milho e o feijão. O agricultor disse que trabalhou demais, sempre acreditando em suas experiências de que o inverno começaria cedo. “Eu já estou aposentado, mas quando a chuva começa a cair, no sertão, não tem que faça eu ficar em casa deitado numa rede; pego logo meus ferros e vou para o roçado trabalhar, para tirar uma boa safra”, comemora Valdemar.
Quem também plantou, no inicio das primeiras chuvas, foram os agricultores Antônio Faustino da Silva Filho, 51 anos, e Erasmo Carlos Sousa da Silva, 31 anos, ambos residentes na Fazenda Descanso no Distrito de Belém. A dupla semeou feijão, numa área de três hectares, em dezembro do ano passado. Dois meses depois, os agricultores iniciaram a colheita. Antônio Faustino disse que não perdeu tempo e aproveitou as primeiras chuvas e, com isso, antecipou sua produção. “Quando caem as primeiras chuvas, eu vou para a roça; quero ser o primeiro a botar um cozinhado de feijão na panela”, concluiu Antônio Faustino.
Erasmo Carlos, conhecido por Carlinhos disse que está a quatro anos fazendo agricultura e que, além de lidar com o gado, gosta de ver a planta crescer e produzir. “Eu já mandei cozinhado de feijão-verde, para muitos parentes e amigos, e, até em Fortaleza, meu feijão já foi cozinhado; as sementes recebidas da Ematerce são de qualidade e dão ligeiro e, em dois meses, a gente já tá colhendo.”, afirma.

Segundo informa o agrônomo Tarcísio do Rego, gerente do escritório da Ematerce, em Quixeramobim, até o final de fevereiro de 2011, já foram entregues aos agricultores aproximadamente 100 toneladas de sementes do “Programa Hora de Plantar” da SDA - Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará: - Algodão 2.600 Kg. - Feijão 13.360 Kg - Mamona 1.600 Kg - Milho Hibrido 81.120 Kg - Sorgo Forrageiro 3.030 Kg
A expectativa de colheita é das mais promissoras: 360 Toneladas de algodão; 29.100 toneladas de feijão; 360 toneladas de mamona; e 2.980 toneladas de milho hibrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário