terça-feira, 22 de março de 2011

Senadores do CE querem reforma na legislação política

Para alguns representantes do Ceará no Congresso Nacional, o fim da reeleição é algo positivo para a democracia do País. No dia 17 deste mês, a comissão especial da Reforma Política no Senado aprovou o fim da reeleição e um mandato de cinco anos para presidente da República, governadores e prefeitos.
Para o senador Eunício Oliveira (PMDB), não existem mais argumentos para que não se aprove a Reforma rapidamente. Segundo ele, a problemática da questão eleitoral no Brasil está impedindo o andamento da democracia, uma vez que muitos representantes políticos ainda não são conhecidos por conta de decisões do Judiciário. O parlamentar disse ainda que a Reforma Política deve ser aplicada já nas eleições de 2012, quando serão escolhidos os vereadores e os novos prefeitos municipais.
Para o senador Inácio Arruda (PC do B), todas as questões ligadas à Reforma serão desnecessárias, caso não se faça uma mudança no modo de financiamento das campanhas, que deveria acontecer apenas com recurso público. "Se não fizer isso, todo o resto pode ser transformado em penduricalhos, sem serventia alguma. O financiamento privado é uma anomalia para a democracia brasileira", frisou Inácio Arruda.
Para o senador José Pimentel (PT), a demora na aprovação da Reforma se dá por conta das comissões que foram criadas pelo Congresso Nacional: uma na Câmara dos Deputados e outra no Senado Federal. Segundo ele, a lógica seria a criação de uma comissão mista, para que houvesse uma única reunião com agenda mínima unificada, antecipando o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário