terça-feira, 13 de julho de 2010

Jornal britânico diz que Brasil vive milagre econômico e elogia Lula

O bom momento econômico do Brasil é tema de uma reportagem de duas páginas publicadas, no último final de semana, pelo diário britânico The Independent. Sob o título "No topo do mundo", o correspondente do diário em São Paulo, David Usborne, afirma que "não é possível passar um dia no Brasil sem sentir os milagres econômicos que acontecem" no país.
A reportagem ocupa as duas páginas centrais do jornal, acompanhada de uma grande foto da estátua do Cristo Redentor no Corcovado, de outra com torcedores acompanhando uma partida da seleção brasileira de futebol e de uma terceira com o presidente Lula em sua recente viagem ao Quênia. A reportagem afirma que o Brasil "é um país que se moveu para longe dos clichês de sua marca internacional".
O jornal diz que o próximo presidente vai herdar um país em plena efervescência, com a perspectiva da realização da Copa do Mundo de 2014, da Olimpíada de 2016 e da exploração das vastas reservas de petróleo em águas profundas.
O texto lembra que o Brasil permanece como um dos países que ainda apresenta desigualdade entre ricos e pobres, segundo o Banco Mundial, mas observa que essa diferença caiu bruscamente durante o governo Lula.
"A desigualdade é evidente, mas o número de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza caiu durante os dois mandatos de Lula de 50 milhões para 30 milhões", complementa o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário