quarta-feira, 7 de julho de 2010

Seca verde no Estado será debatida nesta quinta na AL

A Assembleia Legislativa realiza, no primeiro expediente da sessão desta quinta-feira (08/07), debate sobre a seca verde no Estado, as consequências e providências para minimizar seus efeitos. O evento é uma iniciativa do presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), e do presidente da Comissão de Agropecuária e Recursos Hídricos da AL, deputado Neto Nunes (PMDB).
Segundo Domingos Filho, os agricultores dos sertões dos Inhamuns/Crateús, Região do Cariri, Sertão Centro Sul, Sobral e Sertão de Canindé já perderam mais de 70% das safras por conta das poucas chuvas este ano. Em todo o Estado, a perda média é de 66,22% da produção de grãos.
Isso acontece porque, desde janeiro, as precipitações estão 44% abaixo da média histórica no Estado. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), as precipitações estão distribuídas de forma irregular. Para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce), isso fez com que as áreas preparadas para plantio em quase todo o Estado não obtivessem umidade necessária para o início dos plantios até março.
Apesar de a quadra invernosa ter se intensificado desde então, muitos períodos de sol prejudicaram o desenvolvimento das áreas preparadas para o plantio. Daí a seca verde. “A realização desse debate será de grande valia para os atingidos diretamente como o homem do campo”, argumentam Domingos Filho e Neto Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário