sexta-feira, 30 de julho de 2010

Vacinação pode eliminar Febre Aftosa no Brasil até o final de 2010

Todos os estados e o Distrito Federal participam da campanha de vacinação contra febre aftosa, exceto Santa Catarina, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como livre da doença, sem vacinação desde 2007. O Ministério da Agricultura tem como meta deixar o Brasil livre da febre aftosa até o final de 2010 e por isso a vacinação continuará a ser aplicada nos animais.
“Estamos buscando o fortalecimento dos serviços veterinários oficiais nas regiões Norte e Nordeste, com a estruturação de escritórios, contratação e capacitação de profissionais e melhoria da vigilância. Além disso, desenvolvemos campanhas de vacinação diferenciadas, com agulha oficial em 12 municípios da Calha do Rio Amazonas e no Amapá”, ressaltou o secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim. Ao todo, 14 estados e o Distrito Federal ficaram livres da doença com vacinação: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
No ano passado, com Camilo Santana com secretário de desenvolvimento agrário, o estado do Ceará conquistou um feito histórico, passando de “área de risco desconhecido”, para “área de risco médio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário