terça-feira, 25 de outubro de 2011

Agricultores recebem orientações sobre Programa Horosazonal em Quixeramobim

Cerca de 50 produtores rurais, irrigantes e agricultores familiares, da Associação Nova Vila de Passagem, participaram de encontro na Vila de Fogareiro, município de Quixeramobim, quando da reunião para obter informações e orientações sobre o funcionamento do Programa Horosazonal. O programa é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural em parceria com a Ematerce e a Coelce, e atende a atividade rural produtiva.
Os participantes do “Horosazonal”, ao utilizarem a energia elétrica, no período das 21h30min às 06hhoras, obterão uma economia de até 73% na fatura do consumo mensal. Ao aderir ao programa, que pode ser por intermédio de cadastro na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), o consumidor receberá do Governo do Estado, a fundo perdido, o Kit-padrão, com medidor completo. Foi escolhido, como público-alvo, o agricultor/produtor que possuir declaração de aptidão do Pronaf-Dap; atividade de irrigação e/ou aqüicultura; situação regular com o fisco estadual, municipal e a Coelce; e o solicitante deve ser o titular da conta e sem pendência com o fornecedor de energia.
De acordo com o Engrº Agrº Luis Gonzaga, gerente do Programa Horosazonal, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, o Estado do Ceará é o único ente da federação, que disponibiliza o programa. Já foram entregues centenas de kits; atualmente, 1.250 produtores estão cadastrados.
O evento foi coordenado pelo presidente da Ematerce Engrº Agrº José Maria Pimentam e contou, ainda, com as presenças do técnico Eduardo Santiago e do agente rural João Nogueira. Além do presidente da Associação Comunitária Nova Vila de Passagem, Miguel Félix de Sousa, participaram os líderes comunitários: Cláudio Nunes, Dedé Mendes, Melquim de Oliveira,dentre outros. “O preço diferenciado, na hora de pagar a conta de energia elétrica, vem despertando o produtor para a grande importância do Horosazonal; essa ação governamental constitui grande aliado do homem do campo, pois as despesas são reduzidas em até 73%; dessa forma, possibilita a competitividade na atividade produtiva”, destaca Zé Maria Pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário