sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Madalena: Ematerce promove Dia Especial da Agricultura Familiar

com a Secretaria Municipal de Agricultura, Banco do Nordeste, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o apoio do SINTRAF e de agricultores de base familiar, realizou, na quarta-feira, dia 19 de outubro, um “Dia Especial da Agricultura Familiar. De acordo com a pauta do evento, foram tratados assuntos de relevante interesse do segmento produtivo. Além do pronunciamento das autoridades, aconteceram oficinas, palestras, divulgação das ações das políticas públicas e o “Pacto Federativo”, atendimento do BNB, com a contratação/desembolsos de financiamentos e benefícios, para liquidação de dívidas rurais e exposição de produtos da agricultura familiar.



Além do prefeito de Madalena Wilson de Pinho, prestigiaram o evento o diretor técnico da Ematerce, Valmir Severo Magalhães, que representou o presidente, Engrº Agrº José Maria Pimenta, Onésimo Pereira Lima, gerente regional da Ematerce, Sertões de Canindé, Maria Lúcia Vitoriano de Lima, gerente do escritório da Ematerce, em Madalena, Eurivando Vieira, secretário municipal de agricultura, Zélia Pinho, secretária de administração e finanças, Francisco Vieira Medeiros Neto, gerente do BNB de Boa Viagem, Leônidas dos Santos, presidente do STR, José Josivaldo Saraiva, presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Almir Severo, assessor de comunicação da prefeitura, Francisco José Barbosa Rocha, presidente da Federação das Associações Comunitárias, além de técnicos e agricultores.
Ao fazer uso da palavra, o diretor técnico da Ematerce, Valmir Severo Magalhães, anunciou a reabertura do escritório da empresa, naquele município, fechado em governos anteriores. Valmir mencionou, ainda, que o desafio das políticas públicas está sendo ampliado, no sentido de fortalecer o trabalho, a modernização, a dignidade e a melhoria de vida do homem do campo. Por outro lado, o prefeito Wilson de Pinho aplaudiu e disse estar feliz com a iniciativa do governo estadual, em ampliar o raio de ação da Ematerce. “Há 14 anos, os agricultores vêm se deslocando, para o vizinho município de Boa Viagem, em busca de atendimento; agora, isso será coisa do passado”, comemorou o prefeito Wilson de Pinho.



Dentre as palestras, destaca-se a que foi proferida pelo zootecnista Samuel Pimenta, da Ematerce , pacto Federativo da região dos Sertões de Canindé, que, para uma platéia de cerca de 100 agricultores familiares e demais presentes, abordou o tema “produção de silagem como reserva estratégica alimentar”. De acordo com Samuel Pimenta, nenhum empreendimento rural, principalmente o que explora a bovinocultura de leite, no semi-árido nordestino, terá resultado positivo, se não existir reserva alimentar, para suprir o rebanho, na estação do verão, onde crescem as dificuldades, sobretudo nos meses de outubro a dezembro.



Outra atividade, desenvolvida pelos técnicos da Ematerce, foi a realização de oficina sobre processamento dos derivados do leite e as boas praticas da fabricação do queijo tipo coalho, tradicionalmente o mais consumido no Estado do Ceará. A atividade da bovinocultura leiteira ainda é a que sobressai como maior fonte geração de emprego e renda, no município de Madalena, atingindo um universo de 80% da ocupação com a geração de emprego e renda na economia local.



No entorno da sede da Secretaria da Agricultura e escritório da Ematerce, agricultores montaram estandes , para expor os produtos, oriundos da agricultura familiar, produzidos no sistema de “mandalas”, que, em Madalena, contempla dezessete comunidades. De acordo com a agricultora Lúcia de Fátima Batista de Almeida, do assentamento Canadá, o projeto de cultivo, através da mandalas, proporciona o trabalho integrado com a agricultura orgânica, “A nossa luta está possibilitando que os trabalhadores cresçam de forma organizada; a Ematerce tem sido um braço amigo, na organização e assistência técnica, e estamos bem informados e cientes de nossos direitos e deveres; antes éramos objeto ;hoje, sujeitos de nossa história”, destaca a agricultora Lucinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário