segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Cid Gomes destaca Ciência e Tecnologia como ferramenta para enfrentamento da crise

O governador Cid Gomes destacou o papel da tecnologia e da inovação para o Brasil enfrentar os desafios e consolidar o Brasil no cenário mundial. “O mundo vive uma grande crise, é um momento difícil, porém que favorece o nosso país. Pois cada vez os olhares se voltam para o nosso mercado. Precisamos cuidar do nosso mercado, formar pessoas, e agregar valor aos nosso produtos”, explicou. A declaração de Cid Gomes aconteceu ontem, segunda-feira (17) durante a abertura da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, realizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, no Centro de Negócios do Sebrae-CE. Na oportunidade, o Governador destacou a iniciativa do Sebrae em promover o evento, por considerar o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia um dos maiores desafios que o Brasil tem atualmente.
O Governador também defendeu que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia seja transformada na “Década da Ciência e Tecnologia” e que entidades e pessoas ligadas a área se unam em torno de um debate constante e nacional sobre o assunto. Essa ação deve acontecer com o principal objetivo de angariar recursos para aumentar o montante de investimento em inovação, que atualmente é de R$ 8 bilhões por ano.
Na ocasião, ele citou ações que vem sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, e que devem favorecer o fortalecimento dessa área no Ceará. “Com a criação do programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e especialmente a implantação das Escolas Profissionalizantes, que já somam 80 inauguradas e até o final de 2014 serão 60 escolas, estamos permitindo não só a formação dos nossos jovens, mais também a inovação dos currículos. Vale destacar também que o Ceará vem há anos procurando sediar dois grandes empreendimentos, que já estão se viabilizando, que é a Siderúrgica, quando instalada será a maior do país, e a Refinaria Premium II, com capacidade para produzir 300 mil barris de petróleo por dia.
A abertura do evento foi feita pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-CE, João Porto Guimarães, e contou as presenças do vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Jorge Parente; do Superintendente do Sebrae, Carlos Cruz e do Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Roberto Cláudio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário