sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Dilma visita Turquia com relações em alta entre os países

A presidente Dilma Rousseff começa nesta sexta-feira uma visita oficial à Turquia, país que vem se aproximando do Brasil tanto nas relações políticas como econômicas ao longo do último ano. Brasil e Turquia ajudaram a costurar um acordo com o Irã no ano passado sobre o programa nuclear. Além disso, as relações comerciais entre Brasil e Turquia deram um salto de mais de 60% em 2010.
Segundo o Itamaraty, a crescente influência regional da Turquia - cujo governo tem conquistado popularidade na região graças a seu apoio oficial à vários movimentos da Primavera Árabe - tem feito com que o país se torne um aliado estratégico do Brasil no Oriente Médio, tanto em termos políticos como comerciais.
Durante a passagem de Dilma pelo país, serão firmados acordos de cooperação em diversas áreas. Ela também se reunirá com as principais autoridades políticas turcas. Dilma desembarcou na quinta-feira à noite em Ancara, depois da viagem à Gabrovo, no interior da Bulgária, onde visitou a terra natal de sua família.
A exemplo do que ocorrera na Bulgária, a agenda da presidente mistura compromissos cerimoniais, políticos e econômicos. Na manhã desta sexta-feira, ela depositou uma coroa de flores no Memorial Atatürk, e em seguida participaria do encerramento de um fórum empresarial com executivos brasileiros e locais para incentivar as relações comerciais entre os dois países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário