terça-feira, 4 de outubro de 2011

Começa segunda etapa do aeroporto de Jericoacoara no CE

A segunda etapa do aeroporto de Jericoacoara, que compreende o terminal de passageiros, está em execução com prazo de 360 dias para conclusão, segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur). O contrato, no valor de R$ 9,2 milhões, foi assinado entre a Setur e a empresa vencedora da licitação, Poly Construções. O aeroporto está sendo instalado no município de Cruz, litoral oeste do Ceará .
A primeira etapa da obra, sobre a construção da pista de pouso e decolagem, pátio de estacionamento e pista de táxi está orçada em R$ 44 milhões, com recursos do Tesouro do Estado e do Ministério do Turismo. A previsão para que a primeira etapa da obra seja concluída, segundo a Setur, é até o final do primeiro semestre de 2012. Está sendo realizada pelo consórcio Contern-SBS, formado pelas empresas Contern Construções e Comércio Ltda. e SBS Engenharia e Construções Ltda.
O aeroporto de Jericoacoara terá capacidade de 1,2 mil vôos/ano e, segundo a Setur, há expectativa de incrementar o fluxo turístico para o litoral oeste do Ceará. A Setur afirma ainda que o aeroporto vai diminuir o tempo de Fortaleza a Jericoacoara. Atualmente são cinco horas de viagem em 314 quilômetros, o que levará apenas uma hora.
Segundo a Setur, o terminal de passageiros terá uma aparência rústica, com detalhes e janelas em parede e vidro. A pista de pouso terá comprimento de 2,2 mil metros e 45 de largura, o que permite o pouso e decolagem de aeronaves de grande porte.
Também de acordo com a Setur, estão previstas áreas para alfândega e Polícia Federal, já que o aeroporto deve receber voos internacionais diretos, sem a necessidade de conexão no Pinto Martins.
O equipamento está sendo instalado no município de Cruz, a 22 quilômetros da sede, para preservar o Parque Nacional de Jericoacoara e permitir futuras ações de manejo e desenvolvimento sustentável, afirma a Secretaria. O aeroporto fica a 18 km de Jijoca de Jericoacoara, a aproximadamente 25 km da praia de Jericoacoara, e a 10,3 km do parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário