segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Operação Pipa leva água potável a 300 mil cearenses

Quase 300 mil cearenses ainda necessitam de carro-pipa para ter acesso a água potável no Estado. Quarenta e quatro municípios cearenses estão sendo atendidos pela Operação Pipa, coordenada pelo Exército Brasileiro, para levar água a comunidades que sofrem com a estiagem no território cearense.
O abastecimento é coordenado pelo Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (Coter-EB), sob a supervisão do Ministério da Integração Nacional (MIN) e Ministério da Defesa, e é feito através da contratação de pipeiros para retirar águas de mananciais da região e levar para as comunidades incluídas no programa. A quantia de água a ser recebida por pessoa é estimada em 20 litros de água pronta para consumo por dia. Atualmente, 299 mil pessoas são atendidas pelos carros-pipa no Ceará.
Apesar da quantidade de chuvas deste ano encontrar-se dentro da média do Estado, o cearense ainda sofre com a falta de água potável devido a falta de condições ideais de armazenamento e distribuição da água.
Os municípios interessados em solicitar a inclusão no programa devem contatar o Ministério da Integração Nacional (MIN), para iniciar o processo, que envolve a avaliação dos mananciais da área, da rota e das famílias a serem beneficiadas.
Lista de municípios cearenses atendidos pelo programa:

Acopiara, Aracati, Banabuiú, Barroquinha, Bela Cruz, Boa Viagem, Brejo Santo, Canindé, Capistrano, Caridade, Cascavel, Chaval, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Icó, Itaiçaba, Itapipoca, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Jardim, Jati, Jucás, Limoeiro do Norte, Madalena, Mauriti, Missão Velha, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Ocara, Orós, Palhano, Penaforte, Porteiras, Potiretama, Quixadá, Quixelô, Quixeramobim, São João do Jaguaribe, Tururu

Nenhum comentário:

Postar um comentário