segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Quixeramobim: Projeto São José revitaliza pedreira comunitária

Agricultores do Assentamento Recreio, localizado no município de Quixeramobim, tradicionalmente, fazem agricultura, no período do inverno, denominada de sequeiro. No verão, buscam alternativas produtivas como fonte de renda. A Associação dos Assentados do Assentamento Recreio conta com a assistência técnica e extensão rural do escritório regional da Ematerce, que elaborou projeto via São José, para o recebimento de financiamento, a fundo perdido, para compra de um compressor e demais implementos, necessários à revitalização dos trabalhos na pedreira comunitária.
De acordo com o agricultor José Maurício da Silva, 70 anos, tesoureiro da associação, os trabalhos estavam muito devagar. Conta que tinham dificuldade, para deslocar um compressor da cidade até à pedreira; os donos do equipamento botavam dificuldades, para lhes atender, além de cobrarem muito caro pelo serviço. “Depois que recebemos o compressor completo e os equipamentos de proteção individual, por intermédio do Projeto São José, investimento no valor total de R$ 62.111,00, tudo melhorou” comemora José Maurício.
Os trabalhos, na pedreira, são tocados por 25 agricultores. Com o incremento e o aquecimento do setor da construção civil, na cidade de Quixeramobim, tudo que é produzido tem venda garantida: bloco, racha, brita, meio-fio, paralelepípedo, dentre outros.
O presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta, destaca as políticas públicas, voltadas para manutenção do homem, no campo, bem como as diretrizes da reforma agrária, que, ao longo dos anos, orienta e implementa estratégias de fortalecimento da Agricultura Familiar, bem como das alternativas de subsistência, no período seco, isto é, fora da estação das chuvas, o mais crítico para o sertanejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário