quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Quixeramobim: Missão Técnica do MDA/SDA e Ematerce visita radar meteorológico

Missão técnica do MDA/SDA e Ematerce visitou, terça-feira última, 18/10, as instalações do Radar Meteorológico, construído no município de Quixeramobim-CE, no Sertão-Central do Estado do Ceará. Composta pela coordenadora nacional do Programa Garantia Safra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Dione Freitas, do secretário adjunto da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, do coordenador do Programa Garantia Safra, no Estado do Ceará, Luciano Bezerra, do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, Guilherme Frederico Cassel, técnico da Iacit, empresa responsável pela instalação dos equipamentos e o técnico do escritório da Ematerce, em Quixeramobim, Eduardo Santiago.
De acordo com Guilherme Frederico Cassel técnico da IACIT, o equipamento de Quixeramobim já está em funcionamento e conectado via internet, banda larga, com a Funceme na capital cearense. O radar emite ondas eletromagnéticas e mede o deslocamento, velocidade de aproximação e também registra as precipitações pluviométricas, no estado do Ceará, e, em parte do Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
Segundo o presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta, a construção do radar, em Quixeramobim, foi um desafio para o Estado, haja vista a dificuldade inicial de acesso durante a quadra invernosa, para transportar máquinas e equipamentos, além do material de construção para a edificação das instalações. “O radar está localizado a 24 km da cidade, numa altitude de 812 metros, acima do nível do mar, na Serrinha de Santa Maria, o ponto mais alto do município; temos que enaltecer todo o esforço e o avanço tecnológico, disponibilizado pelas políticas públicas do governador Cid Gomes”, destacou Pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário