quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ministro do Desenvolvimento Agrário visita o Ceará

Aproveitando o lançamento do Plano Safra para o Ceará, Afonso Florence, ministro do Desenvolvimento Agrário, reuniu-se com, Nelson Martins, secretário do Desenvolvimento Agrário, presidentes das vinculadas e coordenadores, no início da semana, para conversar sobre o planejamento e as ações do Governo Federal na agricultura familiar no estado.
Pela primeira vez na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Afonso Florence ressaltou que a preocupação do ministério é levar à agricultura familiar qualidade na gestão, industrialização e comercialização dos produtos. Segundo Florence, a indicação é que todas as famílias agregadas nos programas do Plano Safra estejam na faixa da extrema pobreza.
Coordenadores e presidentes das vinculadas falaram da atual situação dos projetos com parceria do MDA, além de dar sugestões para ações nos municípios.
De acordo com o ministro, o trabalho desenvolvido no Ceará junto com o ministério é muito positivo. Contudo, afirmou que é preciso avançar na organização econômica e na comercialização dos produtos da agricultura familiar. Além de aproveitar o mercado institucional com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE), para garantir a compra dos produtos e a renda dos agricultores.
Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins,o encontro é o momento de trocar experiências e a SDA tem o compromisso de desenvolver o Plano Safra.
O Plano Safra visa aumentar a produção de alimentos, gerar renda no campo e promover a organização econômica dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais. Para isso, aperfeiçoa as políticas públicas implantadas nos últimos anos para este segmento produtivo. Ele permitirá a utilização de instrumentos de comercialização para garantir ao agricultor o preço mínimo e justo dos produtos.
No Ceará, o plano foi lançado, na segunda-feira (10), pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, com a assinatura do termo de compromisso de execução pelo Governador Estadual, Cid Gomes. No estado, o plano destina ao todo R$ 771 milhões para ações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Programa Crédito Fundiário, da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), além de incrementar projetos de estruturação e apoio à produção no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário