quinta-feira, 18 de agosto de 2011

BOLSA FAMÍLIA: Famílias precisam atualizar cadastro


Até 31 de outubro, 81.352 famílias beneficiárias do Bolsa Família no Ceará deverão procurar os gestores do programa e efetuar a atualização dos dados para evitar o bloqueio do benefício. Em todo o País, o programa de transferência de renda atende 12,9 milhões de famílias. Desse total, cerca de 1,3 milhão foram convocados a passar pelo processo de revisão cadastral no início de 2011, porque estavam há mais de dois anos sem atualizar seus dados.
No Ceará, o programa atende 1.040.094 famílias. De janeiro a julho, 30.616 benefícios foram atualizados. A atualização cadastral a cada dois anos é determinada pelo Decreto nº 6.135, de 2007. Mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da freqüência escolar e composição familiar são informações fundamentais para a boa gestão do programa. É necessário que esses dados retratem a realidade dos beneficiários, para garantir que o Bolsa Família chegue à parcela da população com renda per capita de até R$ 140,00.
Tanto as famílias beneficiárias quanto os gestores devem estar atentos ao prazo para evitar que o pagamento seja suspenso a partir de novembro.
A revisão cadastral é uma atividade anual desempenhada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pelos Municípios desde 2009. No início de cada ano, o Ministério identifica todas as famílias com cadastros sem renovação nos últimos dois anos. Essa relação é posta à disposição dos gestores no Sistema de Gestão Integrada do Programa Bolsa Família (SigPBF).
O MDS repassa mensalmente aos Municípios recursos que podem ser empregados nessa atividade. As famílias identificadas recebem avisos em seus extratos bancários de pagamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário