terça-feira, 30 de agosto de 2011

Coleta de assinaturas para criar o PSD está sob suspeita


A decisão está nas mãos do Tribunal Superior Eleitoral: o Partido Social Democrático (PSD) vai poder disputar as eleições municipais do ano que vem? A coleta de assinaturas para criar o novo partido está sob suspeita.
São várias irregularidades. Tem assinatura que não coincide com a original e até de quem já morreu. PTB e Democratas, um partido ainda em processo de formação e um cidadão questionaram a criação do PSD no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o criador do PSD, não quis se manifestar sobre as denúncias.
Na Justiça Eleitoral, há tentativas de barrar a criação do partido. O motivo são as assinaturas coletadas. Na relação de apoiadores do PSD, tem até uma pessoa que já morreu. Muita gente que consta na lista diz que não sabe como o nome foi parar lá.
“Não tenho conhecimento dessa assinatura. Minha assinatura é totalmente diferente”, disse um senhor. “Nem sabia que meu nome estava nessa lista”, comentou uma senhora. Eles são moradores de Crixás (TO), onde, dos mil eleitores, 30% aparecem como apoiadores do partido. “Não assinei, então está irregular”, reclamou um morador. O procurador eleitoral do estado, Rodrigo Luiz, diz que a lista será investigada. “O Código Eleitoral prevê o crime de falsidade ideológica para fins eleitorais. Quando, se comprovada uma assinatura falsa nesses registros, isso configura o crime de falsidade ideológica. Os responsáveis vão ser investigados, processados e, se eventualmente comprovada sua participação, punidos”, afirmou o procurador eleitoral. Haverá investigação também em Santa Catarina, Pernambuco e São Paulo pelo mesmo motivo: suspeita de irregularidades na coleta de assinaturas. O advogado do PSD, Admar Gonzaga, diz que o partido recolheu um número de assinaturas bem superior ao que é exigido por lei e que é preciso apurar qualquer suspeita com rigor. “Punição a todos: àqueles que, por ventura, sejam do partido operando ilegalmente e punição aos adversários que tenham indevidamente participado desse lamentável episódio para macular o registro do partido”, declarou o advogado do PSD, Admar Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário