domingo, 14 de agosto de 2011

Quixeramobim: presidente da Ematerce fatia maior queijo do mundo


Produtores de leite do município de Quixeramobim, localizado no Sertão-Central, no Estado do Ceará, apresentaram, na noite de 11/08, o maior do mundo, tipo coalho, de leite bovino, durante a abertura do V Feste Leite, evento que reuniu cerca de cinco mil participantes. O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta Lima, sentiu-se prestigiado, em sua terra-natal, por sua escolha, para fatiar o queijo gigante.
Colocado numa balança, com o auxilio de uma máquina empilhadeira e mais de dez homens, a peça alcançou o peso recorde de 1.007 Kg. O anúncio foi feito, em conjunto, pelo prefeito da cidade Edmilson Correia de Vasconcelos Júnior, pelo presidente da Câmara Municipal de Quixeramobim, vereador Carlos Roberto Mota Almeida, pelo presidente da Ematerce José Maria Pimenta, pela articuladora regional do Sebrae, Wilma Ferreira de Almeida, e pelo presidente da Associação dos Criadores do Sertão-Central, Francisco Carlos Eloy. O festival do leite é um evento tradicional da pecuária leiteira, que reúne vários segmentos de Quixeramobim, município detentor da maior bacia leiteira do Estado, com uma produção diária de 130 mil litros de leite “in natura”. O leite necessário para fabricação do queijo foi de 11 mil litros, doado pelos pecuaristas. A peça foi fabricada, nas dependências do laticínio Gostosura, do empresário Paulo Sérgio Lima, que contou com a orientação de professores e alunos do Curso de Tecnologia em Alimentos do Centec.
O trabalho, pesado, com mais vinte e três pessoas, levou oito horas para a operacionalização e fabricação do queijo. O festival do leite é uma iniciativa da prefeitura, agropecuaristas, Sebrae, Ematerce e empresas atuantes no setor. Tradicionalmente, a cada ano, vem sendo produzido um queijo de maior peso. O primeiro foi fabricado, no ano de 2007, e seu peso alcançou os 320 kg. Naquele ano, superando o produzido em Cárceres, no Estado de Minas Gerais, até então o recordista brasileiro. No ano seguinte, foram redobrados esforços e o queijo alcançou os 718 kg, batendo o recorde mundial, que pertencia à Holanda.
No ano passado, o queijo pesou 820 Kg. Mais uma vez, manteve a liderança mundial. Neste ano, o esforço foi concentrado, visando ultrapassar o peso de uma tonelada e manter a liderança. O superqueijo, de 1.007 kg, depois de aferido, foi degustado pelos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário