terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ceará tem melhor nota do NE em educação


A média está longe de dez, mas o Estado parece ter passado de ano na avaliação da Prova Brasil 2009. Os dados finais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foram divulgados ontem e dão o valor de 3,9 para o Ensino no Ceará, com seis décimos acima da meta de 3,3. As turmas de 4º, 5º, 8º e 9º anos de toda a rede, pública e privada, foram avaliadas.
O valor deixa o Ceará na liderança, com a melhor nota do Nordeste tanto na totalidade das instituições (3,9) como na rede pública (3,6). A média nacional de 3,6 ficou "coladinha" com a geral do Estado. Já Alagoas teve o pior Ideb das escolas públicas da região, com 2,7.
Apesar de satisfeitos com os resultados, os gestores da educação comentaram que o índice está baixo, poderia estar maior, perto da casa do cinco ou seis.
Um dado é contrastante: a diferença sentida entre os ensinos gratuitos e os particulares. As escolas públicas do Ceará ficaram com nota 3,6, enquanto as instituições da rede privada com média bem acima, de 5,9.
Mais de 250 mil alunos participaram da avaliação em 2009. Uma nova Prova Brasil deve ser realizada até dezembro. A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) informou que os resultados possibilitam perceber que a política pública, com foco na alfabetização, vem corroborando para a melhoria dos índices. No cenário nacional, o Ceará apresenta-se como o que mais cresceu no Ideb entre os anos de 2007 e 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário