quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Comércio exterior do Ceará alcança marca recorde



O comércio exterior cearense alcançou, em 2010, a marca recorde de US$ 3,4 bilhões, consequência direta da ampla expansão nas transações comerciais do Ceará com o resto do mundo. Merece também destaque o forte crescimento das importações, que superaram a expansão das exportações quando comparado a 2009. Tal comportamento também tem se mantido nos seis primeiros meses de 2011.
O aumento verificado nas importações é fruto do processo acelerado de desenvolvimento da economia do Estado, que exige uma maior demanda de bens de capital e de insumos industriais oriundos de outros países.
Tais constatações – e outras muitas - fazem parte do trabalho “Análise do Desempenho do Comércio Exterior do Ceará 2010 – 2011” título do Ipece/Informe nº 14, que o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, lança nesta quarta-feira (17).
O aumento na aquisição desses bens de capital (importação), na análise do professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Ipece, é fruto do forte processo de expansão que o Ceará vem apresentando nos últimos anos, refletindo-se no aumento na capacidade produtiva da economia nos próximos anos. Ele avalia que as novas medidas que estão sendo adotadas pelo Governo Federal, especialmente a partir do Plano Brasil Maior, possam favorecer a competitividade das exportações cearense já que grande parte delas concentra-se em setores que são intensivos em mão-de-obra, que é o foco do referido plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário