quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CE é o 1º estado do Nordeste a concluir o Plano Estadual de Habitação

O secretário das Cidades, Camilo Santana, apresentou na terça-feira (8), em Fortaleza, o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (PEHIS). O Ceará foi o primeiro Estado do Nordeste a concluir o Plano, utilizando a metodologia indicada pelo Ministério das Cidades que prevê a análise dos déficits qualitativos, quantitativos, bem como a capacidade administrativa dos municípios.
De acordo com o secretário Camilo, a partir do diagnóstico apresentado, serão traçadas as prioridades para o setor habitacional do Estado. “Além da criação de um Comitê para gerenciar essas ações, nós vamos, a partir das ações implementadas pelos governos estadual e federal reduzir o déficit apresentado no PEHIS”, explica. Ele cita programas como o Minha Casa Minha Vida, programa de melhorias habitacionais, entre outos.
Segundo o relatório do Plano, o déficit habitacional no Ceará é de 608 mil unidades. A análise também concluiu que o déficit de habitações em condições inadequadas é de cerca de 800 mil unidades. Isso, segundo Camilo Santana, representa um investimento da ordem de R$ 14 bi, nos próximos treze anos. “Esse Plano vai otimizar a aplicação de recursos e nos orientar no planejamento de todas as nossas ações na área da habitação e na política estadual que hoje é comandada pela Secretaria das Cidades”, resume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário