domingo, 27 de novembro de 2011

Ematerce acompanha visita do Banco Mundial ao interior

Os representantes do Banco Mundial Joaquim, Kleber e Fátima Amazonas, com o diretor técnico da Ematerce, Walmir Severo, e o Engº Agrº Josias, coordenador do Projeto São José, na Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), na ultima semana, estiveram em Iguatu, para visitar pequenos fruticultores do município.
Segundo Regina Régia, técnica agrícola, a comitiva visitou primeiramente o agricultor Wilson (Sr. Turico), que possui uma área de 1,5 ha com o cultivo da goiaba da variedade Paluma. Os técnicos do Banco fizeram algumas perguntas a respeito de sua lavoura e as dificuldades passadas por este agricultor para a comercialização dos seus frutos. Em seu depoimento, o agricultor ressaltou a importância da assistência técnica especializada, prestada pelos técnicos da Ematerce, para o sucesso de sua produção e que o grande entrave tem sido a comercialização, vez que o PAA e o PNAE não absorvem toda a sua produção, devido ao limite por cada produtor.
De lá, a comitiva seguiu para a propriedade do agricultor Bebeto, que com seu filho Paulo, possuem uma área de 2 ha, na qual cultivam banana pacovan e nanica. Em seus depoimentos, os agricultores também ressaltaram a assistência técnica prestada pelos extensionistas da Ematerce e da prefeitura de Iguatu, com vistas à melhoria da produtividade de sua lavoura. O jovem agricultor Paulo falou da importância dos programs PAA e PNAE, que servem de incentivo para os agricultores.
Após as visitas de campo, os técnicos seguiram para o escritório regional da Ematerce, em Iguatu, para uma reunião, que contou com a participação de representantes da Associação de Produtores do município de Catarina, Associação de Friticultores do município de Quixelô, da Associação dos Fruticultores de Iguatu, de técnicos da prefeitura de Iguatu, do gerente local da Ematerce de Acopiara, além de técnicos da Ematerce. Nesta reunião, foram discutidos os principais desafios da comercialização da região Centro-Sul, que é um grande polo de fruticultura irrigada do Estado e as possíveis soluções para os problemas debatidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário