sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Governo alerta:Vacinação atinge 28% do rebanho do Ceará

Há oito dias para o encerramento da segunda etapa da campanha contra a febre aftosa, somente 28% do rebanho cearense está vacinado. O Estado reconhece a baixa cobertura e reiterou que serão aplicadas multas de R$ 14,00 por cabeça, além de obrigar o produtor a compra da vacina sob pena de não poder circular com seus animais fora dos domínios de sua propriedade.
O último relatório divulgado pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), divulgado às 10 horas de ontem, constou que cerca de 700 mil cabeças, de um total de 2.500.000, estavam com declarações de vacinação.
Como o prazo para o encerramento da campanha, que consiste em disponibilizar as vacinas para os produtores ao preço de R$ 2,00 a unidade, se encerra na próxima quarta-feira, técnicos do Estado manifestaram apreensão com a baixa mobilização local.
O presidente da Adagri, Augusto Júnior, disse que não havia como não reconhecer a desmobilização sentida até ontem. Ele lembrou que aconteceu o inverso da primeira etapa, ocorrida em maio passado, quando foram imunizados 94% do rebanho e 85% das propriedades. Esses índices, conforme salientou, estiveram acima das metas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que são, respectivamente, de 90% e 80%.
Augusto Júnior, no entanto, acredita que o Ceará deverá corresponder aos percentuais estabelecidos pelo Governo Federal, no sentido de combater a febre aftosa. "Acredito que muitos criadores vacinaram, mas deixaram para fazer as declarações em última hora. Isso significa que haverá um grande número de notificações nos próximos dias", salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário